Você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade já é considerada o mal do século. Muitas pessoas sofrem com esse sentimento que causa mal-estar, preocupação pelo futuro, medo, tremores, angústias, alterações no sono, insegurança, apetite desregulado e muito mais.

Existem diversas formas de tratar esse mal; o mais indicado é procurar um profissional, como por exemplo um psicoterapeuta, para está avaliando qual o melhor tratamento para você.

É possível controlar a ansiedade também praticando atividades físicas, evitando o estresse diário, controlando a respiração, tirando um tempo para cuidar de você, e claro, fazendo uso de uma boa alimentação.

A comida pode ser uma ótima aliada nessas horas. Alimentos com aminoácidos e vitaminas essenciais, ajudam a diminuir o estresse, a ansiedade e aumentar o nível de serotonina, hormônio responsável pelo relaxamento e bem-estar. Mas é preciso cuidado, pois comer muito e fora de hora também são creditados a ansiedade.

Pensando nisso, trouxe alguns alimentos que ajudam no combate a ansiedade.

Chocolate
O chocolate melhora o humor e reduz a ansiedade, já que é rico em flavonoides, um antioxidante que contribui na produção de serotonina (responsável pela sensação de bem-estar). Mas opte pelo chocolate meio amargo.

Banana
A banana é rica em triptofano, um aminoácido que é precursor da serotonina. Além disso, combate os sintomas da depressão e da ansiedade.

Frutas cítricas
Frutas cítricas como laranja e limão, são ricas em vitamina C. A vitamina C, diminui a secreção de cortisol (hormônio liberado em resposta ao estresse e ansiedade), melhorando o sistema nervoso e trazendo a sensação de bem-estar.

Leite e ovos
Fontes de aminoácidos e triptofano, esses alimentos aumentam a produção de serotonina (hormônio do bem-estar). Comer ovos, leites e derivados, pode diminuir os sintomas da ansiedade.

Carboidratos
Consumir carboidratos como cereais integrais e frutas doces, pode ajudar no controle da ansiedade, pois o açúcar promove disposição e energia. Então comer pão, frutas, arroz, mel e massas ajuda controlar a ansiedade.

Chás
Os chás são ótimos para acalmar, já que as substâncias presentes podem causar um efeito “sedativo”. Tomar um chá de camomila ou melissa é uma boa opção quando o assunto é ansiedade.

É importante enfatizar, que dependendo do grau de ansiedade que você sofre, a melhor alternativa é procurar um profissional da área da saúde para se tratar.

Beijinhos

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um comentário sobre “6 alimentos que controlam a ansiedade

Olá mocinha (o) deixe seu comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.