Oii mocinhas e mocinhos…

Vocês sabem o que é colágeno? Acredito que sim! Haha

É bem comum ouvirmos falar sobre ele, principalmente quando o assunto é ter uma pele mais firme.
Mas o que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína que o nosso corpo produz naturalmente; ele está presente nas cartilagens, na composição da pele e em células de outros tecidos. Além de dar firmeza a pele, dá sustentação para aquelas partes do nosso corpo que não tem a sustentação do osso, por exemplo: orelhas e nariz; previne celulite, fortalece o cabelo e as unhas e diminui o aparecimento de estrias.

Acontece que com o passar dos anos a produção dessa proteína diminui, é quando as rugas aparecem, a pele fica mais flácida e é possível perceber também as unhas e cabelos mais fracos.

A falta de colágeno pode resultar em impactos negativos a saúde. As cartilagens das articulações, por exemplo, são as que mais podem sofrer com a ausência da proteína, podendo causar osteoartrite (doença que atinge as articulações e ossos do corpo).

A partir dos 30 anos, é recomendado fazer a reposição de colágeno. É possível repor através de suplementos em pó e/ou cápsulas; para isso, é preciso consultar um profissional, para indicar a quantidade necessária a ser ingerida.

Mas, também é possível consumir alimentos ricos em colágeno. E olha só, separei 5 alimentos que podem auxiliar na reposição desta proteína. Confira:

• Frutas e legumes vermelhos
Alimentos com essa coloração possuem licopeno e vitamina C, além de serem antioxidantes, auxiliam na produção de colágeno. Então consuma morango, cereja, maçã, tomate, beterraba.

• Frutas cítricas
Frutas como laranja, limão, por exemplo, são ricas em vitamina C, além de ajudar a regenerar nossa pele, é uma das vitaminas responsáveis pelo colágeno no nosso corpo.

• Carnes brancas e vermelhas
As carnes são ricas em proteínas, e auxiliam o nosso corpo a produzir e absorver o colágeno. O mocotó e o músculo bovino, por exemplo, são uma fonte rica de colágeno.

• Gelatina
A gelatina é ótima para repor essa proteína, pois ela possui colágeno em sua composição. Além disso, possui poucas calorias.

• Aveia
A aveia é rica em cobre (que ajuda na produção de colágeno) e antioxidante que previne o envelhecimento precoce.

Existem muitos outros alimentos que auxiliam na reposição dessa proteína, como abacate, cenoura, soja (produz um hormônio que pode acelerar a produção de colágeno), alho e cebola (possuem enxofre que estimula a produção de colágeno), e água que hidrata a pele melhorando a elasticidade e eliminando as toxinas que impedem a produção de colágeno.

Beijinhos ♥

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Olá mocinha (o) deixe seu comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.